Título da Peça: Oh! Oh! Oh! Minas Gerais
Autores: Jonas Bloch & Jota D’Angelo
Data da Submissão: 1967
Classificação Final: Imprópria para menores de 16 anos, com cortes.
1. Submissão e Contexto
A peça Oh! Oh! Oh! Minas Gerais foi apresentada ao Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP) em 1967. A produção pretendia apresentar uma análise crítica de Minas Gerais, com foco na sua história e cultura, utilizando música, poesia e humor para comunicar o contexto mineiro de forma acessível e reflexiva. A peça pretendia, portanto, abordar de maneira irreverente as particularidades do estado, com ênfase na história e nos personagens representativos, como figuras políticas, sociais e culturais de Minas Gerais.
2. Conteúdo e Temática
O espetáculo é uma combinação de ficção e elementos históricos, com uma forte crítica social e política. Apresenta cenas relacionadas a acontecimentos da história de Minas Gerais, como as movimentações sociais e políticas, e personagens que representam a vida cotidiana e a luta por poder na região. A peça, ao longo de suas apresentações, utiliza uma mistura de humor e sátira para criticar as condições sociais e políticas do estado, incluindo a exploração dos temas como o coronelismo, as lutas internas pelo poder e o impacto das divisões sociais.
3. Justificativa para a Censura
A censura foi motivada principalmente pela crítica social explícita e a representação da figura do coronelismo, um tema sensível à época devido ao seu impacto político. Além disso, os aspectos de humor irreverente e a linguagem coloquial, misturada com situações que faziam uma representação direta e audaciosa de figuras históricas, também foram fatores que causaram preocupações no Serviço de Censura. A crítica à realidade política de Minas Gerais e o uso de certos temas foram vistos como potencialmente subversivos, dado o contexto de censura e controle do governo militar.
4. Exigências e Cortes
O SCDP solicitou a realização de cortes em várias passagens da peça. Alguns trechos considerados excessivamente críticos ou que poderiam incitar comportamentos vistos como politicamente perigosos para a ordem vigente foram removidos. O conteúdo de algumas falas, que faziam referências diretas a figuras políticas e a práticas de poder do estado, foi um ponto de atenção. As páginas do texto que continham passagens relacionadas a críticas sociais mais contundentes, especialmente aquelas abordando o coronelismo, foram alvo de ajustes.
5. Aprovação e Restrições
Após os ajustes solicitados, a peça recebeu autorização para ser exibida, mas com a classificação etária restrita para maiores de 16 anos. Os cortes foram feitos para atender às exigências de censura e garantir que o conteúdo da peça não fosse interpretado como subversivo ou como um incentivo à resistência política.
6. Considerações Finais
A peça Oh! Oh! Oh! Minas Gerais foi liberada para apresentações com as modificações impostas. A censura, embora tenha restringido alguns dos seus conteúdos mais críticos, reconheceu a peça como uma obra de entretenimento que usava humor e sátira para tratar de questões sociais importantes. Contudo, devido às abordagens ousadas e à crítica política implícita, a peça foi acompanhada de perto durante sua exibição.
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